Pular para o conteúdo principal

Maurice Sendak e seus lindos montros

Essa coleção é boa. Como o meu aniversário está se aproximando, eu já deixo bem claro aos meus familiares e amigos o que eu amo ganhar, pra que não tenham dúvidas (risos). Mas a realidade é que eu realmente gosto de livros. Não sou a única, muita gente sabe a magia que os livros carregam e dessa vez vim aqui pra falar de um em especial. 


Eu assisti ao filme que foi inspirado pelo livro, no final de 2010 e simplesmente me apaixonei, de verdade. O Filme é o conhecido, amado e aclamado "Onde Vivem os Monstros" (do original "Where The Wild Things Are") que encantou gerações de pessoas por sua sutileza ao lidar com a infância. No filme o garoto Max foge de casa após uma briga com a sua mãe e vai para um lugar misterioso, talvez uma ilha, talvez um outro país... quem é que sabe? E lá encontra uma família de monstros e começa a conviver com eles e aprender coisas que o fazem crescer, o fazem pensar e assim ele vai ficando mais responsável, vai amadurecendo. Não tem como não chorar assistindo esse filme rico pela linda fotografia, pela trilha sonora maravilhosa e pelos monstros super bem feitos. 

"e o fizeram rei de todos os monstros."
No final do ano passado (2012), eu ganhei do meu amigo Sidney o livro. Um exemplar do livro que eu mais queria ganhar, desde que descobri a magia que envolvia essa estória. Foi um dos melhores presentes de Natal que eu ganhei. O livro que é simples e para se ler "em uma sentada", é caracterizado pelos textos curtos (somente frases, em sua maioria) e as lindas ilustrações de página inteira do próprio autor Maurice Sendak. Ele que é o mesmo criador dos desenhos "Os 7 monstrinhos" que passava (não sei se ainda passa) na TV Cultura e o "Pequeno Urso" que também é da Cultura. São desenhos que marcaram a infância de muitas gerações (pelo menos da minha e da Lena). 
O Pequeno Urso
No livro não tem nem metade do que conta do filme, mas não tem como comparar a qualidade dos dois, cada um tem uma alma diferente e de cada um você consegue assimilar coisas diferentes, como se não contassem a mesma estória. Acho que é essa mágica que faz do Maurice um dos mais admirados ilustradores de todos os tempos, ele me inspira muito. Recomendo o livro o filme e os desenhos animados da TV também, não só para seus filhos ou irmãos mais novos, mas para você também, para refletir e viver um momento "contemplação".



"e navegou de volta por mais um ano
semana vem semana vai
e um ia inteiro
para a noite de seu próprio quarto
onde encontrou o jantar esperando por ele..."
Max sendo coroado o Rei dos Monstros!
Parte do livro...
1,2,3,4,5,6,7... Os sete monstrinhos HEY!


A turma toda, esse desenho é muito sensível...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Seuss e seus marcantes personagens

Eu nem sei a pronúncia correta do nome deste escritor e cartunista brilhante, mas gosto muito do trabalho dele. Provavelmente você já conhece alguns de seus personagens e, se não conhece, vou falar um pouco sobre o trabalho dele. Theodor Seuss Geisel, mais conhecido pelo nome artístico Dr. Seuss nasceu em Springfield (em Massachusetts - existem várias cidades com esse mesmo nome nos EUA - só por curiosidade) em 1904 e faleceu em 1991.Ele foi o criador de alguns dos personagens infantis mais lidos nos Estados Unidos (até hoje), com o conceito de páginas inteiras desenhadas e pequenos textos, com frases bem boladas, de simples entendimento e na maioria das vezes brincando com rimas e músicas. Os personagens mais marcantes são, sem sobra de dúvidas o Gato (do original "The Cat in the hat" - que foi adaptado para o cinema em 2003 em um filme homônimo, no Brasil apenas "O Gato", com o ator Mike Mayers estrelando ao lado da então pequenina Dakota Fanning), o Grinch (do...